A magia dos Hotéis-Castelos franceses
- axis
- 25 de out. de 2023
- 4 min de leitura

Sandra Marcondes possui mais de 20 anos de experiência visitando, se hospedando e vivenciando a cultura dos hotéis-castelos na França. Ela relatou um pouco dessa extensa bagagem, sua motivação e paixão por esses destinos para o blog da axis travel & business. Confira agora!
1. O que levou você a escolher esses destinos?
Eu tenho muitos amigos em Paris e na França de um modo geral, e são franceses, o que é um grande facilitador. Na França, em qualquer livraria, você também pode encontrar livros relacionados aos castelos. Mesmo em bancas de revistas, às vezes você encontra livrinhos com a relação dos hotéis.
Eu sou muito entusiasmada com os castelos, com a história. Eu sou tão entusiasmada que, várias vezes, quando subo escadas de castelo, ouço o barulho do tafetá (tecido muito antigo feito a base de fibra de seda ou material sintético), como se estivesse vestindo aqueles longos vestidos das épocas passadas. É uma coisa que eu sou muito entusiasmada desde pequena por castelos e princesas. Mas é muito pessoal.
2. Quais hotéis castelo você conheceu?
Manoir des Impressionnistes Próximo a cidade de Honfleur.
Château de Boucéel Próximo do famoso e fascinante Mont Saint-Michel.
Les Hautes Sources Próximo de Giverny, região onde nasceu o Impressionismo.
Domine des Clos Entre a Provençe e Camargue, próximo a Arles. Possui louça e prataria fantásticas.
Château de Courban et Spa Nuxe Região da Borgonha, com jardins românticos e altíssima gastronomia.


3. Quais aspectos culturais, como gastronomia, hábitos e eventos, você teve a oportunidade de conhecer e experimentar?
Em vários castelos em que eu fiquei hospedada, a esposa do proprietário era quem cozinhava, às vezes com uma auxiliar para limpeza. E o marido cuidava dos cavalos, que muitos castelos ainda têm estrebarias.
O que é muito interessante nisso é o fato de você conviver com os descendentes. Eles são pessoas absolutamente simples, mas com histórias. Alguns são pintores, então você vê as telas, outros colecionam pratarias, outros têm bibliotecas maravilhosas. Mas sempre tem aquela coisa que fascina, que é a história. Então é muito agradável.
Além do que, a maioria dos castelos está muito próximo de áreas belíssimas. Muitos estão em montanhas porque a visão era maior para ver os invasores no passado. Então eles estão em pontos estratégicos, o que nos oferece paisagens incríveis.Quando eles não estão em montanhas, estão próximos a lagos, rios, cachoeiras. E os mais próximos das grandes cidades já estão situados em áreas que você encontra restaurantes próximos, com trilhas maravilhosas para chegar nas cidadezinhas.

4. O que mais chamou sua atenção ao longo do período no local?
Eles são situados em românticas regiões, próximas a grandes ou minúsculas cidades, entre rios e cachoeiras famosas, florestas e bosques cinematográficos. Possuem uma extraordinária culinária local que dão a mais perfeita sensação de estar vivendo um filme de época!
5. São lugares acolhedores?
Sim. Os castelos franceses garantem uma hospedagem aconchegante em meio a paisagens deslumbrantes no interior do país. Você desfruta de serviços de hotelaria, com a singularidade de que em muitos deles os proprietários que te recebem. É muito agradável mesmo. Eles mantêm a decoração muito próxima do passado, aquela atmosfera que você vê só no cinema, você vive ali.

6. Qual foi a sua melhor experiência nesses locais?
As experiências do cotidiano são fantásticas. Grande parte dos castelos são administrados pelos proprietários, que, como disse anteriormente, às vezes até cozinham. São na maioria descendentes dos antigos príncipes, condes, barões, etc.
São pessoas que trabalham, são os próprios jardineiros, porque manter um castelo hoje em dia é muito difícil. A maioria dos proprietários são absolutamente adoráveis, habituados a receber pessoas do mundo inteiro. Eu já vi chineses, japoneses, indianos, gente do mundo inteiro. Eu só encontrei uma vez brasileiros em um castelo. É mais difícil.
7. O que uma pessoa que está indo pela primeira vez não pode deixar de conhecer/fazer?
A ideia é realmente você fazer um plano antes, ver os lugares que você quer visitar. Sempre que eu vou atrás de castelos, eu vou pelas regiões. Não posso dizer qual seria a mais interessante ou a mais bonita, porque a França, no meu entender, é uma das terras mais lindas do mundo.

8. Se alguém pergunta se vale a pena viajar para esses locais na França, o que você responderia?
Uma sugestão das mais encantadoras, romântica e também original é se hospedar nos hotéis castelos da França. Não tem muito segredo. Você tem que ver o seu destino, o que você se interessa, qual parte da França que é mais interessante para você ir procurando os castelos.
Faz muito tempo que eu fico hospedada em castelos e eu posso te dizer que uma vez só eu fiquei meio desapontada. Porque era um castelo mais simples e os proprietários eram um casal que pareciam estar mal-humorados. Mas mesmo assim foi bom. Então, a princípio, eu recomendo muito. É uma experiência linda, que você realmente volta a um passado romântico, de história. Você vivencia o requinte nas pratarias, na louça maravilhosa. É um conto de fadas.
Uma coisa muito importante é escolher o castelo numa região que você tem vontade de ir, de conhecer. Isso porque em toda a França existem castelos. E, de acordo com o preço, você fica em castelos mais luxuosos ou castelos menores, mas todos são fascinantes.
Comments