Portugal imensa! Confira a primeira parte de uma entrevista muito especial.
- axis

- 24 de ago. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 1 de set. de 2021

Hoje teremos mais uma entrevista da nossa série com a querida Patrícia Castro (@patycultura), gestora cultural e diretora do Arte e Cultura (@arteculturacomvc).
Paty nos contou sobre diversas de suas viagens e estamos bem animados para falar do destino de hoje!
Vamos a Portugal?
Esse destino se tornou um queridinho pelos brasileiros. Rico de cultura, gastronomia e belas paisagens, se você ainda não conhece, com certeza tem vontade!
Patrícia nos deu tantos detalhes que hoje vamos a apenas algumas partes de Portugal: Viana do Castelo, Guimarães e Porto!
Leia com a gente!
1) Patrícia, como cidadã portuguesa e brasileira, os portugueses também são receptivos como nós?
Os portugueses são receptivos e acolhedores, valorizam a preservação da cultura no intuito de manter as tradições e passar de geração para geração.
2) Nos conte um pouco sobre Guimarães:
Localizada no Distrito de Braga, é a minha preferida!
Considerada o “Berço de Portugal", afinal foi lá que nasceu o 1º Rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Quer conhecer a história? https://www.youtube.com/watch?v=htSFfrqEF8k.
Uma das mais importantes cidades históricas de Portugal, pitoresca e rodeada de ruelas e vielas medievais. Classificada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade em 2001 e designada capital europeia em 2012.
3) E qual local de lá não podemos deixar de conhecer?
Não deixem de passear no pequeno Centro Histórico, principalmente conhecer o charmoso Largo da Oliveira e à Praça do Toural tomar um fino, saborear pregos, pica-paus e francesinhas na charmosa Cervejaria Martins de primos de Guimarães.
Visitar o imponente Castelo de Guimarães, local onde nasceu D. Afonso Henriques, aliás cresci ouvindo que meus pais que brincavam pelo Castelo desde pequeninos!
A visita é gratuita e vale caminhar pelas ruínas até a vista panorâmica da cidade, aliás faz parte das. Descendo a rua encontramos o Paço dos Duques, antiga residência de membros da família real portuguesa; subir o teleférico e visitar o Santuário da Penha, conhecer a coleção magnifica de arte sacra do Museu Alberto Sampaio e a incrível Plataforma das Artes e da Criatividade, o qual abriga o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, considerada Património Mundial da UNESCO, um espaço multifuncional, destinado à atividade artística, cultural e económico-social, a meu ver parece a “Tate Modern de Portugal”.
4) Mais dicas de roteiro?
No dia seguinte vale um “bate e volta” ônibus até Braga, (30min de viagem) e conhecer o Arco da Porta Nova, única entrada que resta da cidade amuralhada, o Jardim de Santa Bárbara, é como um dos principais centros religiosos do país (depois de Fátima), rodeada de igrejas barrocas e dois pontos imperdíveis: o Santuário do Bom Jesus do Monte e a Basílica do Sameiro.
5) E agora sobre Viana do Castelo, nos conte um pouco sobre essa pitoresca cidade:
Localizada ao norte português quase divisa com a Espanha, cidade que une o atual com o estilo rococó.
6) Quais locais são imprescindíveis?
Parada obrigatória é a Praça da República onde fica o Museu do Traje que abriga exposições como Traje à Vianesa, o grande responsável pela riqueza das joias tradicionais em filigrana como o “Brincos à Raínha”, uma curiosidade: o nome surgiu no início do século XIX, depois de terem sido usados pela Rainha D. Maria II, durante uma visita à cidade de Viana do Castelo, aliás sou apaixonada por eles, uso desde meus 17 anos!
Vale visitar Santuário do Sagrado Coração de Jesus, conhecido como Santuário de Santa Luzia, foi Inspirada na Basílica de Sacré Cœur, de Montmartre em Paris e levou 40 anos para ser concluído!
7) E finalmente, chegamos a Porto! Lugar muito popular para o turismo, nos conte sobre sua experiência lá?
É localizado ao norte, é a segunda maior cidade de Portugal.
A cidade é um charme e os passeios devem ser a pé desde Avenida dos Aliados, a Praça da Liberdade, Catedral da Sé de Porto e seus belíssimos azulejos portugueses, Torre dos Clérigos, conhecer a fantástica Livraria Lello & Irmão.
8) Quais outras visitas são perfeitas para os amantes de arte?
Visitar o imponente Museu de Arte Contemporânea da Fundação Serralves, considerado um dos melhores projetos culturais do país e referência em arte contemporânea no mundo, uma união entre arte e meio ambiente e a Casa da Música e seus concertos de música que vai do erudito a música contemporânea, degustar os vinhos e as comidas típicas na Ribeira do Rio Douro na Ponte Dom Luís VI, que divide Porto e Vila Nova de Gaia e apreciar uma vista incrível.
Vale muito pegar o metrô na Estação Ferroviária São Bento vestida por um mosaico de azulejos belíssimos e durante 54 min apenas vais conhecer as praias da Póvoa de Varzim! Sou suspeita porque adoro esta cidade, principalmente pela receptividade dos poveiros. Em pleno calçadão, em frente ao único Cassino da cidade, nos deparamos com o lindo Muro dos Azulejos, repletos de cenas históricas e um point perfeito para tomar café ou drinks com vista para o mar, principalmente no magnifico Bar da Praia. Adorei conhecer o Museu Municipal Póvoa de Varzim e a diretora que nos encantou com as histórias dos poveiros. E claro! Passear na Praça do Almada, onde fica o monumento de Eça de Queiroz, um dos maiores expoentes da literatura portuguesa, passear na rua da Junqueira para fazer comprinhas e degustar a gastronomia portuguesa. Os primos da Póvoa, fizeram questão de nos levar a Vila do Conde, um bairro charmoso com patrimônios históricos belíssimos e conhecer a Nau Quinhentista, uma réplica fiel de uma embarcação portuguesa que nos faz pensar que estamos em alto mar com direito a visita às instalações do capitão no porão e sua tripulação. Ao lado o Alfândega Régia - Museu da Construção Naval, foi construído a mando de D. João II em 1487, muito história para contar e excelente para se morar.
Ainda temos a parte 2 dessa entrevista sobre esse destino sensacional nas cidades de Lisboa, Aveiro, Nazareth, Sintra, Óbidos, Alcobaça, Batalha, Fátima e Coimbra. Ufa!
Quem aí está curioso?
Não perca que em breve teremos ainda mais dicas por aqui!




Comentários