top of page
Buscar

Portugal: da natureza verdejante aos monumentos históricos, o país guarda preciosas riquezas. Veja!

  • Foto do escritor: axis
    axis
  • 24 de jun. de 2019
  • 3 min de leitura

ree

Visitar Portugal é descobrir um destino completamente diversificado. Ligado ao mar, o país possui mais de 800 quilômetros de litoral na costa do Oceano Atlântico. Lisboa, a capital, goza de uma localização deslumbrante, perto da foz do rio Tejo. A partir daqui, marinheiros pioneiros navegaram nos séculos XV e XVI em viagens épicas de descoberta, e desde então Portugal tem alimentado uma orgulhosa tradição marítima.


O interior de Portugal mescla as dramáticas cordilheiras do norte com as vastas planícies ondulantes das regiões centrais banhadas pelo sol do país. No sul, algumas das melhores praias da Europa ficam ao lado de enseadas pitorescas e águas mornas e rasas. Pontilhada ao longo de aldeias construídas em pedra, cidades encantadoras e cidades cosmopolitas, onde palácios e castelos históricos, museus e mosteiros estão à espera de ser explorado. E viajar para Portugal também pode significar uma visita à verdejante ilha subtropical da Madeira - a "Garden Isle" - ou ao arquipélago dos Açores, isolado mas tranquilo.


Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa- Belém é sinônimo da Idade de Ouro dos Descobrimentos de Portugal. É a partir das margens deste subúrbio de Lisboa que navegadores intrépidos navegaram nos séculos XV e XVI em longas e perigosas viagens para mapear águas desconhecidas e mapear novos territórios. Um destes marinheiros, Vasco da Gama, descobriu a rota marítima para a Índia em 1498 e para honrar o seu feito, o rei D. Manuel I encomendou um monumento que se tornou um símbolo duradouro da espantosa era de conquista e expansão do país. Hoje, o Mosteiro dos Jerónimos é um dos edifícios mais queridos e reverenciados do país, e um "must see" na agenda de todos os turistas.


A igreja e o mosteiro incorporam o espírito da época e apresentam alguns dos melhores exemplos da arquitectura manuelina encontrados em qualquer parte de Portugal; a decoração lindamente adornada encontrada no Portal do Sul é de tirar o fôlego. No interior, o belo claustro é igualmente exuberante. Apropriadamente, a igreja abriga o túmulo de Vasco da Gama e outras figuras nacionais, incluindo Luís de Camões, o maior poeta e cronista das descobertas de Portugal.


Torre dos Clérigos - A Torre dos Clérigos é um dos marcos mais emblemáticos do Porto. Situada 75 metros acima das ruas e com vista para a cidade velha, esta torre delgada foi construída no século XVIII por Nicolau Nasoni e exala uma sensação ousada do barroco. Concebida como parte da Igreja dos Clérigos, a torre foi concluída em 1763 e na altura era o edifício mais alto do Porto. Para chegar ao topo, os visitantes precisam subir mais de 200 degraus, mas o huffing e o puffing serão todos esquecidos ao abraçar as vistas verdadeiramente magníficas da cidade e do rio Douro.


Alentejo a cavalo - Seja seguindo um fluxo estreito e borbulhante; atravessando um prado salpicado de flores; ou arrastando-se por uma pista de areia macia, uma das grandes coisas a fazer no Alentejo é explorar a região a cavalo. A província é conhecida por seu caso de amor com cavalos; a bela e gentil raça Lusitana é sinónimo desta parte de Portugal, sobretudo em cidades como Alter do Chão, onde se encontra a coudelaria de Coudelaria de Alter. Passeios de lazer podem ser apreciados no campo ou ao longo da costa, liderados por guias especializados que praticamente nasceram na sela. Comporta é um destino favorito à beira-mar; no interior, siga para lugares como Alcácer do Sal, no rio Sado, e Ourique, localizado nas profundezas do interior da floresta.

 
 
 

Comentários


bottom of page