top of page
Buscar

Por Portugal - parte 2

  • Foto do escritor: axis
    axis
  • 1 de set. de 2021
  • 3 min de leitura

ree

E vamos seguindo as nossa tour por Portugal com Patricia Castro, gestora cultural e diretora do Arte e Cultura!


Esse país lotado de cultura, história e belezas naturais.

Na semana passada, Patricia nos contou sobre Viana do Castelo, Guimarães e Porto e você pode conferir a primeira parte nesse link: https://bit.ly/3kAfWZ8


Hoje vamos até grandes destinos lindíssimos e enriquecedores, são eles: Coimbra, Aveiro/Nazaré, Óbidos/Alcobaça/Batalha/Fátima. Leia e se encante com a gente!


1) Patrícia, vamos começar por Coimbra. Nos conte um pouco sobre o local!

Essa cidade à beira-rio é famosa pela universidade que leva seu nome - Universidade de Coimbra, um primor e a mais antiga de Portugal, a vista permite ver o Rio Mondego e boa parte da cidade.


2) Quais passeios turísticos não se pode perder?

Vale a pena uma passadinha na lindíssima Biblioteca Joanina, conhecer a fonte de inspiração de J.K Rowling ao criar Hogwarts, em Harry Potter. Outro ponto turístico que me encantou foi Portugal dos Pequenitos, um parque que abriga monumentos e casas típicas das várias regiões do país, replicadas em uma perspectiva pequena voltado a difusão da cultura portuguesa encantando crianças e adultos e ainda, Fundação inaugurou diferentes museus dentro do parque para que a história do país não seja esquecida, entre eles o Museu do traje, com exposição com 300 peças em miniatura que remetem a trajes usados ao longo dos anos vestindo lindas bonecas.


3) Quais locais são próximos a Coimbra, e você indica?

Vale fazer um pit-stop em Aveiro, cidade pequenina e pitoresca, próxima do Porto e de Coimbra, chamada de “Veneza Portuguesa”. O centro histórico é cortado por alguns canais onde circulam os barcos moliceiros coloridos e com pinturas divertidas. Imperdível fazer o tour com vistas para as casas coloridas e os edifícios históricos de estilo art nouveau.


4) E em Nazaré? O que não se pode perder?

Nazaré é uma antiga vila de pescadores e onde se veem as maiores ondas do mundo, sendo que quando visitamos não era temporada, as ondas gigantes são entre outubro e março, mesmo assim valeu subir até o Farol de Nazaré, uma vista de tirar o fôlego e depois descer no Forte São Miguel Arcanjo onde há um museu com pranchas e depoimentos dos maiores surfistas do mundo. E claro! Adquirir uma linda boneca de 7 saias e prestigiar o artesanato nazareno.


5) Bom, chegando a outras cidades históricas. O que os visitantes e amantes da cultura local não podem perder?

Para conhecer outras cidades históricas, vale reservar um ou dois dias para conhecer estas três pequenas cidades.


Primeiro, Óbidos, pequena vila medieval, murada com igrejas e construções centenárias. Cidade pitoresca com lindas ruelas coloridas e floridas. Em 2015 foi eleita Cidade Literária pela UNESCO e abriga o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, um dos maiores encontros de escritores, leitores, artistas, músicos, livros, letras do mundo. Para finalizar o Castelo de Óbidos (hoje um hotel) e uma das Sete Maravilhas de Portugal.


Depois em menos de uma hora vale conhecer o famoso Mosteiro de Alcobaça e ver de perto os túmulos dos reis de Portugal: D. Pedro e D. Inês, rei, uma história de amor dramática que não perde para Shakespeare! Quem nunca usou a expressão: “Agora Inês é morta”? Seu amado mandou construir dois túmulos suntuosos, de frente um para o outro, de forma que quando “fosse acender aos céus, se vissem frente a frente, um cenário emocionante!


Depois em meia hora de carro, fomos conhecer o majestoso Mosteiro da Batalha, mais uma das sete maravilhas de Portugal. Os dois Mosteiros têm entrada gratuita, arquitetura gótica e fazem parte das sete maravilhas de Portugal.


Vale pernoitar nesta cidade misteriosa e ao acordar seguir para conhecer a imensidão do Santuário de Fátima e sentir uma paz, emoção e uma energia incrível!



Portugal tem tantas possibilidades que as vezes não sabemos nem o que conhecer primeiro, mas aqui no blog vocês podem acompanhar diversos roteiros incríveis para seguirem, aproveitem mais essas dicas e programem a sua viagem!


Obrigada, Paty! Aguardem que vem mais entrevista por aí!

 
 
 

Comentários


bottom of page