top of page
Buscar

Polônia: um paraíso histórico e arquitetônico no meio da Europa

  • Foto do escritor: axis
    axis
  • 16 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura

ree

A Polônia é um país histórico, com 14 locais consagrados como Patrimônio Mundial da UNESCO. Além disso, a nação conta com uma coleção de cantos naturais de tirar o fôlego - montanhas, parques nacionais, costas rochosas e algumas maravilhas naturais inesperadas, como a mina de sal mais antiga do mundo.


Com sua arquitetura medieval, a história conturbada da Segunda Guerra Mundial e muitas aldeias que parecem estar presas no tempo, a Polônia é o destino perfeito para os amantes da história e da arquitetura. As cidades da Polônia estão vibrando com a energia da arte e da cultura e são um ótimo ponto de partida para descobrir tudo o que o país tem a oferecer.


Não importa se você está atrás de história, arte ou natureza, planeje sua visita com a nossa lista das principais atrações turísticas da Polônia.


Mina de sal de Wieliczka, Wieliczka - A mina de sal de Wieliczka, no século XIII, é tão importante para os locais hoje quanto há centenas de anos atrás, mas por uma razão muito diferente. Sendo uma das minas de sal mais antigas do mundo, ela interrompeu as operações comerciais em 1996 e desde então se tornou uma atração artística.


Wieliczka agora abriga quatro capelas, corredores e estátuas - todas esculpidas nas paredes de sal de rocha. Os poços e passagens originais da mina - alguns com até 327 metros de profundidade - foram reabertos e permitem aos visitantes explorar poços e câmaras, passando por estátuas e ao lado de impressionantes maravilhas arquitetônicas. No fundo da mina, um lago subterrâneo brilha contra as paredes à luz de velas.


A principal atração turística dentro da mina, no entanto, é a Capela de St. Kinga, uma câmara de 12 metros de altura, onde tudo - incluindo lustres e móveis elaborados - são feitos de sal. O passeio continua até a Erazm Baracz Chamber, onde você encontrará um lago mais salgado que o Mar Morto, cujo término se dá em um museu que explica a mineração de sal e como era a vida nas minas.


Mercado Velho de Varsóvia, Varsóvia - A parte mais antiga de Varsóvia, o Mercado da Cidade Velha, remonta ao século XIII. Embora 85% da área tenha sido destruída pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, ela foi restaurada para parecer exatamente como era quando foi construída.


Uma mistura de arquitetura medieval, edifícios góticos e coloridos renascentistas e casas comerciais coexistem na praça mais popular da cidade. A estátua de bronze do século XIX de uma sereia empunhada por espadas - um símbolo da Varsóvia desde os tempos medievais - sobreviveu à Guerra e ainda permanece na praça.


Hoje, a Praça do Mercado abriga muitos cafés e restaurantes, bem como vendedores de arte de rua e muitas barracas de souvenirs. A filial principal do Museu Histórico de Varsóvia também está localizada aqui - lar de uma enorme coleção de arte, mas também um olhar sobre a história da cidade e do país.


O Museu de Literatura Adam Mickiewicz, a poucos passos de distância, presta homenagem ao poeta e escritor mais famoso da Polônia.


Lazienki Park, Varsóvia - O Lazienki Park abrange 76 hectares do centro da cidade, tornando-o um dos maiores parques urbanos da Polônia. Lazienki começou a vida como um parque de banhos para um nobre no século XVII. Hoje, o Palácio da Ilha está aberto ao público, assim como os jardins ao seu redor.


Um palco da ilha de teatro clássico (onde ainda são realizadas apresentações), vários palácios e estruturas menores que agora servem como museus ou galerias, e até um templo classicista dedicado à deusa Diana fica nos jardins.


Uma grande estátua do clássico compositor polonês Frederic Chopin também se encontra no terreno do parque. A estátua foi propositalmente destruída pelas forças alemãs quando invadiram a Polônia durante a Segunda Guerra Mundial e reconstruídas em 1958 usando o molde original. Todo domingo à tarde, concertos de piano gratuitos são realizados ao pé da estátua.

 
 
 

Comentários


bottom of page