top of page
Buscar

Paris é pura arte!

  • Foto do escritor: axis
    axis
  • 5 de nov. de 2021
  • 3 min de leitura

ree

Nós já falamos desse destino recentemente, mas achamos que falar de Paris nunca é demais!


Principalmente porque a França já é um dos destinos abertos para brasileiros vacinados.


Por isso, convidamos novamente a Gestora Cultural e diretora da Arte

Cultura(@arteculturacomvc), Patricia Castro, para mostrar o lado mais artístico e educativo da cidade.


Leia com a gente e se aprofunde ainda mais nesse roteiro lindo que é Paris!


1) Patrícia, nos conte um pouco sobre como foi planejado o seu roteiro para essa cidade tão romântica que é Paris:

ree

Iniciei meu roteiro na cidade luz no movimentado bairro Quartier Latin com uma infinidade de bares, cinemas e cafés charmosíssimos. Aproveitei e conheci o Panthéon, onde se encontram os restos mortais de personalidades como: Jean-Jacques Rousseau, Victor Hugo, André Malraux, Voltaire entre outros.

Em seguida passeei pelas margens do rio Sena em direção a um dos monumentos mais visitados do mundo, a Torre Eiffel, era final de tarde e a iluminação ressaltou a sua beleza, a visita a noite é um espetáculo e com direito a saborear um dos melhores croissants de Paris!


2) Quais lugares foram mais marcantes, principalmente no assunto arte que é a sua especialidade?

Meu 1º lugar é o suntuoso Museu do Louvre, inaugurado durante a Revolução Francesa e um dos maiores do mundo, abriga esculturas greco-romanas, arte francesa e antiguidades egípcias, galerias imperdíveis e destaque para escultura Vitória de Samotrácia;

o 2º é o Musée d'Orsay com uma coleção belíssima de obras impressionistas dentre elas, a minha preferida: bailarina de Edgar Degas, uma réplica em bronze da “Petite danseuse de quatorze ans”;

ree

o 3º é o Centro Georges Pompidou, um espaço polivalente com uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo (Kandinsky, Henri Matisse, Picasso e Miró), uma excelente Biblioteca Pública de Informação e as enigmáticas escadas rolantes com vista deslumbrante;


o 4º é a Fundação Louis Vuitton, arquitetura contemporânea magnifica e projetada por Frank Gehry, para mim, o “ícone dos museus”, entre as obras, destaco O Grito de Edvard Munch e a gigantesca instalação “Rose”, obra de saltar os olhos, de Isa Genzken.

ree

3) Quais outros passeios você recomenda para quem vai em busca de Paris como um destino cultural?

Embora seja um pouco distante, vale tirar um dia e visitar o magnífico Palácio de Versalhes e seus lindos jardins, é uma viagem à monarquia francesa, pensar nas grandes festas e eventos promovidos pelo grande entusiasta da dança, Rei Luís XIV, atuava como bailarino e protagonista quando incorporava o Rei Sol, como era conhecido e para apaixonados pela dança clássica como eu: em 1661, Luís XIV fundou a Accademie Royale de Musique, que abrigava uma escola de balé com objetivo de normatizar o ensino e a prática da dança nacional.

ree

Outro passeio incrível é conhecer a Basílica de Sacré-Coeur, fica no alto da colina em Montmartre e nos impressiona por dentro e por fora. Ao sentar nas escadarias para descansar e apreciar a vista panorâmica, ao fundo escuto uma música maravilhosa, no pôr do sol é comum encontrar música ao vivo por ali.

Depois basta descer uma escadaria estreita e chegamos as ruas deste bairro cultural e boêmio, onde fica o famoso e mais antigo cabaré francês, Moulin Rouge.

Outro local lugar charmoso e ponto de encontro com os amigos, durante os meses quentes é o belíssimo Jardim Luxemburgo, adorei lanchar na grama, junto aos parisienses e turistas, uma energia maravilhosa!

A noite é perfeito para visitar o monumento Arco do Triunfo (construído por Napoleão), passear e saborear a gastronomia francês na avenida famosa, Champs-Élysées. Não tive oportunidade, mas não deixem de conhecer o Musée Rodin e esticar até a Casa e os Jardins de Monet em Giverny.

ree

Como podemos ver um dos destinos mais românticos do mundo, também é recheado de história e uma infinidade de lugares para se conhecer, aprender e claro, tirar muitas fotos! Paris é parada certa durante a vida de qualquer pessoa.


Obrigada por compartilhar tanto conhecimento conosco, Patricia!

 
 
 

Comentários


bottom of page