O arquipélago de Turks and Caicos concentra belezas como praias de águas cristalinas, corais e mais!
- axis

- 2 de set. de 2019
- 3 min de leitura

Situadas na ponta sudeste das Bahamas, as Ilhas Turks and Caicos abrangem um dos maiores sistemas de recifes de corais do mundo, conquistando sua reputação como ilhas que são o principal destino de mergulho para muitos viajantes ao redor do mundos. Praias paradisíacas de areia branca cercam este arquipélago de cerca de 40 ilhas, onde esportes aquáticos, trilhas naturais, reservas que abrigam iguanas, cavernas subterrâneas e paisagens marítimas deslumbrantes são os principais atrativos. A pesca também é excelente e, de dezembro a abril, período de alta temporada, é possível avistar baleias jubarte em sua rota anual de migração por essas ilhas intocadas.
As Ilhas Turks and Caicos são um território britânico ultramarino e apenas oito delas são habitadas. Os navios de cruzeiro deslizam para o porto principal de Grand Turk, lar da tranquila capital de Cockburn Town. Providenciales, conhecida como "Provo", é a ilha mais desenvolvida e sua espetacular Grace Bay é uma das praias mais fascinantes do planeta. Middle Caicos, a maior das Ilhas Turks and Caicos, tem a costa com aparência mais dramática, com falésias de calcário adentrando as baías de cor turquesa. Confira alguns pontos desse destino imperdível!
Grace Bay, Providenciales - Com mais de oito quilômetros de extensão, Grace Bay é uma das melhores praias do Caribe. Sua areia fina encontra com a água cristalina em impressionantes tons de azul ao longo desta esplêndida parte da costa, e os recifes de coral brilham no mar. Parte do Parque Marinho Princess Alexandra, Grace Bay Beach é o ponto focal do turismo na ilha de Providenciales. Os mergulhadores podem ver a rica vida marinha no The Bight Reef e, no Smith's Reef no parque subaquático, você pode acessá-los facilmente a partir da costa. A baía também é o playground de "JoJo", o golfinho selvagem que interage com seres humanos e que foi declarado um tesouro nacional.
Mergulho e Snorkel - Mergulho ou snorkel nas águas cristalinas das Ilhas Turks and Caicos estão entre as coisas mais populares a se fazer nas ilhas. Cercadas por um dos mais extensos sistemas de recifes de corais do mundo, as ilhas ficam em um vasto platô subaquático com intensas quedas de água não muito longe da costa, tornando-o um excelente destino para mergulhos nas paredes - especialmente em Grand Turk. Muitos dos principais locais de snorkel e mergulho são acessíveis a partir da costa, e naufrágios antigos e novos podem ser avistados por essas águas.
Outra característica interessante das ilhas é o Columbus Passage, com 35 quilômetros de largura, a leste de Grand Turk, que separa os turcos das ilhas Caicos, sendo essa uma rota de migração popular para animais marinhos. Dependendo da época do ano, os mergulhadores podem ver baleias, golfinhos, tartarugas e raias aqui. Acrescente a toda essa excelente visibilidade recifes intocados, vida marinha abundante e serviços de mergulho de qualidade: assim, não é de se espantar que este seja um dos melhores destinos de mergulho do Caribe. A maioria das excursões de mergulho e snorkel ocorre em Providenciales, Grand Turk e Salt Cay.
Excursão Little Water Cay - A cerca de 456 metros do outro lado do mar em Providenciales, Little Water Cay (conhecida localmente como "Ilha da Iguana") é o lar de iguanas raras e ameaçadas de extinção, e você pode embarcar em um passeio de barco para ver essas criaturas amigáveis. As iguanas já vagaram pelas Ilhas Turks and Caicos, mas cães e gatos domésticos quase os exterminaram - exceto em Little Water Cay, onde estão protegidos. O National Trust desenvolveu duas trilhas ao longo do lado norte e sul da ilha, para que você possa ver as iguanas sem perturbar seu habitat natural. Depois de ter reparado a vida selvagem, você pode dar um mergulho na água turquesa ou relaxar nas belas praias de areia branca. Também é possível andar de caiaque até a ilha, no entanto, você precisa ter cuidado com as fortes correntes no canal.
Farol Grand Turk - Protegendo a ponta norte da ilha, o Farol Grand Turk é um marco importante com uma história interessante. O farol data de meados do século XIX e foi transportado peça por peça para a ilha da Grã-Bretanha. Foi reconstruído neste local e fica ao lado da casa do faroleiro, ambos protegidos como patrimônio histórico pelo National Trust. Muitos visitantes gostam de dar tapinhas nos burros amigáveis aqui, e uma pequena tirolesa também está próxima. Do farol, você pode passear por uma trilha panorâmica no topo de uma falésia, até uma praia isolada. Se quiser notar a presença das baleias, visite o local durante fevereiro e março.




Comentários