top of page
Buscar

Grécia: a beleza, cultura e arquitetura gregas mostram toda a potência do país

  • Foto do escritor: axis
    axis
  • 22 de mar. de 2019
  • 3 min de leitura

ree

A Grécia é um dos lugares que possuem uma natureza superlativa em todos os sentidos, do povo e sua cultura à natureza de suas praias e seus monumentos históricos. As ilhas pontilham as águas cristalinas e são românticas, compostas de casas brancas louváveis e cidades milenares estreitas, que dividem espaço entre os hibiscos e demais flores primaveris e a gastronomia mediterrânea, expondo restaurantes de comidas saudáveis além de belas. Na parte geográfica, as rochas de Meteora acompanham as montanhas de Peloponeso, formando cartões-postais que disputam atenção com as badaladas Mykonos e Atenas. O encanto não consegue ficar restrito a um só canto grego. Olímpia e Santorini são quase injustas de tão bonitas, pela igreja de cúpula azul e também pelas paisagens íngremes, respectivamente. Sendo berço de civilizações milenares e também de toda a mitologia que envolve de deuses ao Minotauro, o país que mudou os rumos da democracia esbanja uma culinária consagrada com frutos do mar ao vinho de Baco. Leia abaixo alguns dos lugares mais exóticos e incríveis que reunimos para você tornar sua ida a Grécia uma visita singular!


Atenas, sua Acrópole o Parthenon - Considerada por muitos como o coração da civilização ocidental e o berço da democracia, Atenas merece visita apenas por isso, mas não resume-se nesses pontos. Duas outras atrações são essenciais para cada visitante: a Acrópole, que foi construída em um pequeno monte de rochas no século V aC, sendo composta por três templos e o Parthenon, construído sob os moldes do estilo dórico, ainda sendo possível observar alguns dos 58 pilares que eram parte de seu formato original. Há, ainda, o Museu de Acrópoles, o Museu Arqueológico e o Odeon de Herodes. Também é possível notar as gigantescas colunas do tempo de Olimpo Zeus, o Parlamento e o Estádio Olímpico de mármore, feito em 566 a.C.


Meteora mais se assemelha a um cenário oriundo de efeitos cinematográficos especiais, e justamente por esta razão é um dos destinos mais procurados por quem ingressa no país. Ela situa-se na planície de Tessália, ficando distante do mar e próxima à cidade de Kambalaka, exibindo enormes elevações rochosas, com penhascos ultrapassando os 500 metros de altura, onde, no pico deles, foram construídos monastérios centenários que guardam impressionantes obras de arte em seu interior e datam de centenas de anos atrás, hoje resguardados como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Santorini é parada obrigatório de todos que visitam a Grécia. Ostenta uma caldeira de água salgada oriunda de erupções vulcânicas que um dia fizeram a ilha desmoronar. O azul em tom cobalto marca profundamente a paisagem. Quanto à arquitetura, as casas são brancas como folhas de papel novas, a maioria homenageando o céu local possuindo tetos azuis que remetem, também, ao mar. O mais chocante é que estas são incrustadas em penhascos beirando o mar, a 300 metros de altura.


Mykonos - Mykonos é conhecida por ser badalada em sua vida noturna, com festas incessantes que duram dias seguidos. Compara-se a Ibiza neste quesito. Muitas personalidades famosas garantiram seu lugar ao sol na ilha, que é bem movimentada no verão, período de sua alta temporada. Quanto à questão histórica, possui há milhares de anos pequenas casas brancas que são coerentes com vielas estreitas. É reconhecidamente uma cidade paradisíaca à população LGBTQ+, assim, frequentada por pessoas que se consideram liberais, fazendo jus à diversidade sexual presente no local. Grande parte dos turistas que desembarcam nessas terras costumam buscar agitos musicais tão estonteantes quanto a vista para o mar, mas aos que recorrem ao sossego clássico, é possível garantir seu lugar ao sol na areia, observando a coexistência de pelicanos, pescadores, clubes e bares muito frequentados.


Creta - A ilha é a maior da Grécia e se equipara à Sardenha em tamanho. Marcou o nascimento das maiores lendas gregas, como o nascimento de Zeus e a criação do Minotauro. Foi o berço da civilização mais antiga da Europa, a Minoica ou Cretense. Possui o Palácio Knossos, lugar onde acreditava-se ser o labirinto que aprisionava o Minotauro. As ruínas do local demonstram uma complexa e estruturada arquitetura que remete a um labirinto. Ainda possui lindas praias, como Efalonisi e Balos, tendo também um desfiladeiro chamado Samaria como variável geográfica notória.

 
 
 

Comentários


bottom of page