Cuba: a maior ilha do Caribe tem muita história e belezas paradisíacas a oferecer
- axis

- 28 de ago. de 2020
- 3 min de leitura

Cuba, a maior ilha do Caribe é rica em história, cultura e uma mística cativante. Cenas de música ao vivo percorrem as praças de paralelepípedos do centro histórico de Havana, considerado Patrimônio da Humanidade, carros antigos ainda circulam pelas ruas e os belos edifícios antigos nas cidades coloniais de Cuba evocam a sensação de um país congelado no tempo.
Cuba também é rica em belezas naturais. Esta vasta ilha tem mais de 5.000km de costa, grande parte dela orlada por praias deslumbrantes. Os recifes de coral cintilam nas águas turquesa, e a exuberante zona rural e as ilhas sublimes de Cuba já receberam presidentes; providenciou refúgio para revolucionários; e escritores inspirados de todo o mundo. Com toda essa história e beleza, além de mergulho e pesca excelentes, Cuba oferece uma profundidade e diversidade que poucas ilhas no mundo podem oferecer.
Velha Havana (Habana Vieja) - Um local do Patrimônio Mundial da UNESCO, Habana Vieja ou Havana Velha é um pedaço bem preservado da história cubana. Caminhando pelas ruas de paralelepípedos e contemplando os grandes edifícios barrocos e neoclássicos, é fácil imaginar como era a vida em Cuba há 200 anos. Extensas renovações estão agora dando nova vida aos edifícios históricos. As principais atrações aqui incluem a Plaza de la Catedral, que abriga a Catedral de San Cristobal barroca cubana; o lendário restaurante e ponto de encontro de Hemingway, Bodeguita del Medio; e a fortaleza militar, Castillo de la Real Fuerza.
Também na Cidade Velha, a Plaza Vieja é um dos pontos de encontro mais vibrantes de Havana. O edifício principal de destaque aqui é a Casa del Conde Jaruco do século 18, com belos vitrais no primeiro andar. Perto dali, a câmera obscura oferece vistas fantásticas de sua torre de 35 metros. Reserve pelo menos um dia para explorar a Cidade Velha e mais se o tempo permitir.
Trinidad - Explorar a cidade de Trinidad, um Patrimônio Mundial da UNESCO, é como voltar no tempo. Os prédios lindamente restaurados e as ruas de paralelepípedos no centro da cidade exalam um toque colonial pitoresco. Grande parte da arquitetura data dos séculos 17 a 19, quando Trinidad prosperou com o comércio de açúcar e escravos.
Hoje, Trinidad é uma das melhores cidades de Cuba para se visitar, além de Havana. Você pode absorver seu ambiente animado na calçada Plaza Mayor, a praça central da cidade. Acima da praça está a Igreja Neoclássica da Santíssima Trindade (Iglesia Parroquial de la Santisima Trinidad). Outros destaques são a Igreja e o Mosteiro de São Francisco (Iglesia e Convento de San Francisco), com sua distinta torre sineira; o Museu de Arquitetura Colonial (Museo de Arquitectura Colonial); a galeria de arte da Casa de Aldeman Ortiz; e o Palácio Brunet, uma grande casa, construída em 1812 e ainda com afrescos originais e piso de mármore.
A leste de Trinidad, na estrada para Sancti Spiritus, o exuberante Valle de los Ingenios, listado como Patrimônio da Humanidade, contém inúmeras relíquias e monumentos do século 19, quando as plantações de cana-de-açúcar e engenhos floresceram. É também um ótimo lugar para dirigir ou andar a cavalo pelas belas paisagens de verdes campos de cana-de-açúcar, palmeiras e montanhas.
Baracoa - Um dos destaques do leste de Cuba é a bela Baracoa, a cidade mais antiga do país. Foi fundada em 1511 na província de Guantánamo, e a construção da primeira igreja aqui começou nessa época. Isolada de grande parte do mundo exterior até a década de 1960, quando a rodovia La Farola foi construída, a cidade ainda tem uma sensação remota. Hoje, os visitantes vêm aqui pela charmosa arquitetura colonial e pelo campo exuberante, onde cachoeiras e lindas praias oferecem um contraponto bacana à selva úmida. O pico achatado de El Yunque preside toda essa beleza tropical, acenando para os caminhantes a fazerem a subida guiada até seu cume de 589 metros. A encosta é uma Reserva da Biosfera da UNESCO, onde pássaros e plantas raras prosperam.
Para realmente apreciar a paisagem espetacular, faça um passeio pela sinuosa rodovia La Farola, um trecho de 49km de Baracoa pelas montanhas até Cajobabo. O Museu Municipal também merece uma visita. Instalado na fortaleza militar Fuerte Matachin, oferece um vislumbre da história fascinante de Baracoa, e o forte em si oferece excelentes vistas sobre a baía. Cerca de 20km a noroeste de Baracoa é uma das melhores praias da área, a perfeita Playa Maguana. Se você é aventureiro, pode alugar uma bicicleta em Baracoa e vender por aqui. Os voos para Baracoa partem frequentemente de Havana.




Comentários