As maravilhas da Jordânia
- axis

- 6 de out. de 2022
- 3 min de leitura

Localizada no Oriente Médio, a Jordânia é uma das civilizações mais antigas do mundo. A nossa entrevistada de hoje, Juliana Khouri, nos conta como é esse país rico pelas suas histórias e cultura.
1) Nome, idade e quantos países conhece?
Me chamo Juliana Mouawad Khouri e tenho 35 anos. Conheço 26 países.
2) O que te levou a ir para lá?
Sempre tive o sonho de conhecer o destino, mesmo antes de trabalhar com ele. Tenho ascendência síria e libanesa e um interesse especial pelo Oriente Médio. A Jordânia estava na minha wishlist há muito tempo e dessa vez, pude ir para lá a trabalho, uma vez que represento um DMC do destino.
3) O que mais gostou?
O país me encantou demais ... a cultura, a hospitalidade da população, gastronomia, os lugares históricos, que são únicos e as belezas naturais. Além de ser um país super seguro e para mim, despertar memórias e histórias familiares, uma vez que minha família veio do Líbano, que tem muitos pontos em comum com a Jordânia (clima, alimentação, flora). Difícil escolher um único ponto como preferido, mas Petra e Wadi Rum são impressionantes! Diferentes de tudo que já vi na vida!
E Jerash também é impressionante e muito pouco explorado e divulgado turisticamente. Está entre as maiores cidades romanas preservadas.

4) Quais pontos famosos você conheceu?
Fiz um roteiro que incluía Amman, com sua famosa cidadela e mesquita; Jerash, Madaba, Mt. Nebo, Petra, Wadi Rum e Mar Morto.
5) O que uma pessoa que está indo pela primeira vez não pode deixar de conhecer?
Na minha opinião, Petra e Wadi Rum são imperdíveis! Realmente, impressionantes e únicos!
A citadela de Amman também é muito interessante, bem como Jerash!
Isso na minha opinião. Pessoas mais religiosas certamente irão gostar de Madaba e Monte Nebo, pela história que possuem e importância no Cristianismo.
6) Conte uma peculiaridade que mais te chamou atenção:
Acho que o sítio arqueológico de Petra me surpreendeu. Além do famoso Tesouro, ao percorrer os 800 degraus que levam ao monastério, você tem contato com uma vida mais local, menos turistas e uma população que vive lá há muito tempo. Wadi Rum também é um deserto com formações diferentes e uma coloração avermelhada... é muito único!
7) Possui indicações de pratos da gastronomia local?
Sou apaixonada por gastronomia árabe. Não posso negar minhas origens rsrs
Gostei muito de um restaurante chamado Sufra, em Amman.
E os cafés-da - manhã são espetaculares, com azeitona, azeite, hommus, pão com zaatar quentinho e halawi (doce de gergelim).

8) Qual foi o seu passeio favorito?
Que tarefa difícil, mas Petra como um todo, especialmente a subida ao Monastério; e o coquetel com vista para o pôr-do-sol em Wadi Rum, que foi realmente, mágico!
9) É um local receptivo?
Demais, a população é super acolhedora, simpática. É um local muito seguro, em termos de segurança pública, então você se sente à vontade para andar em qualquer horário sozinha, com celular na mão. É um país moderno, com uma população aberta e com uma história muito rica.

10) Por que alguém deve ir para lá?
A Jordânia possui paisagens deslumbrantes e únicas. A história do local é muito densa e importante para a humanidade, é incrível ter acesso a todos estes sítios arqueológicos, muitos deles pouco explorados/divulgados. E é uma país de beleza natural impressionante, especialmente, se pensarmos no tamanho da nação, que é pequena. Temos Wadi Rum, Mar Morto, Aqaba, ou seja muitos lugares que não tem semelhança com nenhum outro lugar no mundo!!! É uma viagem que, certamente, vale muito a pena!
E merece pelo menos cinco/seis noites de estadia!




Comentários