top of page
Buscar

A Índia é plural em todos os aspectos. Difícil é não se encantar com as variedades desse país

  • Foto do escritor: axis
    axis
  • 10 de jan. de 2019
  • 4 min de leitura

ree

A Índia é uma terra vibrante de contrastes surpreendentes, onde os mundos tradicional e moderno se encontram. Sendo a sétima maior nação do mundo por área e a segunda maior em termos de população, a Índia possui uma rica herança, que é o resultado de séculos de diferentes culturas e religiões deixando sua marca. Destaques sejam dados para os viajantes, que incluem a oportunidade de experimentar uma variedade de locais sagrados e encontros espirituais, enquanto os amantes da natureza irão desfrutar de suas praias banhadas pelo sol, parques nacionais exuberantes e emocionantes santuários da vida selvagem. Do magnífico Taj Mahal em Agra aos locais sagrados de Harmandir Sahib (antigo Templo Dourado) em Amritsar e da mesquita Meca Masjid em Hyderabad, os visitantes deste país exótico descobrirão uma coleção de tesouros espirituais, culturais e históricos.


Taj Mahal, Agra - Talvez o edifício mais reconhecível da Índia, o Taj Mahal é, também, o testemunho mais famoso do mundo sobre o poder do amor. Batizada em homenagem a Mumtaz Mahal, a esposa preferida do Imperador Shah Jahan, esta bela construção dos mausoléus foi iniciada após sua morte, em 1631, e levou 20.000 operários 22 anos para completar. Incorporando muitos elementos do design islâmico, incluindo arcos, minaretes, uma cúpula em forma de cebola e caligrafia negra incrustada em torno da entrada, o Taj Mahal é em grande parte construído em mármore branco decorado com delicados padrões florais incrustados e pedras preciosas e semipreciosas, como jade , lápis-lazúli, diamantes e madrepérola. A melhor época para visitar é ao amanhecer ou ao anoitecer, quando a atmosfera é brilhantemente alterada pela mudança de iluminação (se possível, tente ver o reflexo do Taj Mahal da margem mais distante do rio Yamuna).


Cidade Sagrada de Varanasi - Um importante centro de peregrinação para os hindus, a cidade sagrada de Varanasi tem sido associada ao poderoso rio Ganges, um dos mais importantes símbolos religiosos da fé. Datando do século VIII aC, Varanasi é uma das mais antigas cidades que ainda são habitadas do mundo. Ele oferece muitas razões para ser visitada, como a chance de explorar o bairro antigo ao lado do Ganges, onde você encontrará o Templo Kashi Vishwanath, construído em 1780 (o Novo Templo Vishwanath com seus sete templos separados também é muito interessante) . Tomar banho no Ganges é de grande importância para os hindus, e numerosos locais conhecidos como "ghats" apresentam escadarias que te levam à água onde os fiéis tomam banho antes das orações. Além disso tudo, Varanasi possui mais de 100 ghats, sendo o maior Dasashvamedh Ghat e Assi Ghat (este último, na confluência dos rios Ganges e Asi, é considerado sagrado). Também vale a pena ver a Banaras Hindu University, fundada em 1917 e famosa por sua enorme biblioteca com mais de um milhão de livros, e o soberbo museu Bharat Kala Bhavan, com belas coleções de pinturas em miniatura, esculturas, manuscritos em folha de palmeira e exposições de história local.


Forte Vermelho, Nova Delhi - Construído por Shah Jahan em 1648 como a sede do poder mogol - um papel que manteve até 1857 - o magnífico Forte Vermelho em forma de crescente em Nova Delhi, em homenagem ao impressionante arenito vermelho usado em sua construção, cobre uma vasta área de mais de dois quilômetros quadrados, tudo isso cercado por um grande fosso. Os destaques incluem os seus dois maiores portões: o impressionante Portão de Lahore (a entrada principal do forte) e o elaboradamente decorado Portão de Délhi, outrora usado pelo imperador para procissões cerimoniais. Uma parte divertida de uma visita é explorar Chatta Chowk, um bazar coberto do século XVIII que vende de tudo, desde jóias a roupas de seda, bem como lembranças e itens alimentares. Enquanto você pode explorar o forte por si só, visitas guiadas são oferecidas e fornecem uma visão fascinante da vida e dos tempos do Xá, incluindo uma espiada no deslumbrante Salão de Audiências Públicas de mármore branco (Diwan-i-Am). Tente ficar por perto para o show de som e luz realizado todas as noites com eventos importantes na história do forte.


Mumbai, o Portal da Índia - Com impressionantes 26 metros de altura e vista para o Mar da Arábia, o icônico Portal da Índia é imperdível em Mumbai. Construído para comemorar a chegada do rei George V e sua esposa Queen Mary em 1911, esta deslumbrante peça de arquitetura foi inaugurada com muita pompa e cerimônia em 1924 e foi, por um tempo, a estrutura mais alta da cidade. Construído inteiramente de basalto amarelo e concreto e notável por seu desenho indo-sarracênico, o Portal da Índia também foi palco de uma procissão menos jubilante de soldados britânicos em 1948, quando a Índia conquistou sua independência. Hoje em dia, a enorme arcada oferece um cenário deslumbrante que é tão popular entre os habitantes locais quanto turistas. Depois de visitar o Portal da Índia, vá até o adjacente Taj Mahal Palace e Tower para um delicioso chá da tarde, uma tradição desde que este adorável hotel de luxo foi inaugurado em 1903.


Forte Amer, Jaipur - Amer Fort (muitas vezes também escrito "Amber") foi construído como um palácio fortificado em 1592 por Maharaja Man Singh I e serviu por muito tempo como a capital de Jaipur. Esculpido no alto da encosta, o forte é acessível a pé por uma subida íngreme ou por passeios de ônibus da cidade abaixo. Os destaques incluem Jaleb Chowk, o primeiro pátio, com seus muitos elefantes decorados, e o Templo Shila Devi, dedicado à deusa da guerra. Também digno de nota é o adjacente Salão da Audiência Pública (Diwan-i-Am), com suas paredes finamente decoradas e terraços freqüentados por macacos. Outros destaques incluem Sukh Niwas (o Salão do Prazer), com seus muitos canteiros de flores e um canal usado para transportar água de resfriamento, e o Templo da Vitória (Jai Mandir), notável por seus muitos painéis decorativos, tetos coloridos e excelentes vistas sobre o palácio e o lago abaixo. Logo acima de Amer Fort fica o Forte de Jaigarh, construído em 1726 por Jai Singh e com altas torres de vigia, paredes formidáveis ​​e o maior canhão de rodas do mundo. Certifique-se de também passar algum tempo vagando pela Cidade Velha murada de Jaipur com seus três portões totalmente restaurados e esplêndidos bazares, bem como o delicioso Palácio da Cidade, um enorme complexo de pátios, jardins e edifícios.

Comentários


bottom of page